Viva a cultura

Ligurio é um personagem da peça de teatro de Nicolau Maquiavel escrita em 1518.

Para ler a peça vá a www.academia.com.br/gta/textos/mandragora.doc.

Interpretada pela companhia de teatro Escola da Noite www.aescoladanoite.pt com musica de Carlos Zingaro link da banda sonora: http://rep.no.sapo.pt/zingaro_musiques.htm
e

home page do músico:

http://www.shef.ac.uk/misc/rec/ps/efi/mzingaro.html


A realização deste espectáculo reuniu uma série de factores que o tornaram um objecto de raro valor: assinalou o regresso à encenação de Ricardo Pais, um dos maiores nomes do panorama teatral português, após um interregno de ano e meio.

A versão portuguesa do texto de Maquiavel, utilizada neste espectáculo, era na altura ainda um inédito de Alexandre O'Neill (viria a constituir uma edição da colecção de teatro do Instituto de Teatro Paulo Quintela).

Além do encenador, a equipa criativa contou com nomes importantes do mundo do espectáculo: Nuno Lacerda Lopes, arquitecto, autor das cenografias de Minetti (Teatro Nacional de D.Maria II) e Amor de Perdição (Teatro Nacional de S. Carlos), Jasmim de Matos, autor dos figurinos de Passa por Mim no Rossio, Orlando Worm, desenhador de luz da Fundação Calouste Gulbenkian e Carlos Zíngaro, músico cuja capacidade de inovação é mundialmente reconhecida.

"Mandrágora" inaugurou para o teatro o Grande Auditório do Centro Cultural de Belém ("Susn" faria o mesmo pelo Pequeno Auditório poucos dias depois).

Por tudo isto, "Mandrágora" é, ainda hoje, considerada como uma das maiores produções de sempre d'A Escola da Noite.


Carlos Zingaro, músico premiado internacionalmente reconhecido e totalmente desconhecido em Portugal.

Viva a cultura.

Comentários

Anónimo disse…
Este blog melhora de dia para dia face á cultura e diversidade dos temas, parabens!

Mensagens populares deste blogue

BPMN can bring death to your process data

What is the process mapping notation you use most and what you consider most appropriate?