Seremos todos burros???




Alemães reduzem adeptos do Benfica a menos metade

O Benfica é o clube mais popular em Portugal, com 2,2 milhões de adeptos, segundo um estudo da SPORT+MARKT, que reduz a menos de metade o número de simpatizantes contabilizados pelo Instituto Nacional de Estatística.

O estudo da empresa de estudos de marketing alemã, dedicado à época de 2008/09, a que a Agência Lusa teve acesso, calcula que apenas 4,7 milhões de portugueses entre os 15 e os 69 anos responder ser "interessados" ou "muito interessados", ou seja, menos de metade da população portuguesa.

Segundo dados de um estudo da "Vox Populi", INE e secretaria de Estado das Comunidades, divulgado em Março de 2006, o Benfica reunia mais de 4,75 milhões de adeptos só em Portugal, mais de 5,5 milhões na Europa e mais de 14 milhões no Mundo.

Considerando uma população de 7,65 milhões de portugueses, entre o mesmo intervalo de idades, o estudo da SPORT+MARKT indica que apenas 61,43 por cento, cerca de 4,699 milhões de portugueses, revelaram ser "interessados" ou "muito interessados" em ver futebol através da televisão.

Entre os "interessados" e "muito interessados", a empresa realizou em Portugal 600 inquéritos por telefone, como amostra desta população, questionando sobre o clube favorito, sem dar sugestões.

De acordo este estudo, o Benfica detém 2,2 milhões de adeptos, mais 900 mil adeptos do que o FC Porto (1,3 milhões), segundo classificado na popularidade nacional, e o dobro que o Sporting, terceiro luso (1,1 milhões).

Na Europa, de acordo com a SPORT+MARKT, cujos resultados assentam em inquéritos a 9.600 mil adeptos da modalidade, de 16 países, entre os 16 e 69 anos, os "encarnados" detêm 700 mil apoiantes, tantos quantos preferem o Sporting, e mais 100 mil que o FC Porto.

Assim, com 2,9 milhões de adeptos na Europa, o Benfica ocupa a 32ª posição no 'ranking" europeu, que é liderado pelos espanhóis Barcelona, com 44,2 milhões de adeptos, e Real Madrid, com 41 milhões.

O estudo aponta ainda o FC Porto como o 44º clube mais popular na Europa, com um total de 1,9 milhões de adeptos no "velho continente", e o Sporting, com menos 100 mil, na 47ª posição.

Confrontada com a disparidade no número de adeptos apresentado pelo estudo da "Vox Populi", INE e secretaria de Estado das Comunidades e o da SPORT+MARKT, a gestora de relações públicas internacionais da SPORT+MARKT sublinhou "apenas responder pelo número de adeptos na Europa".

"Desconheço a quantidade de apoiantes de clubes portugueses na Ásia, América e até em África", disse à Lusa Julia Kunkel, garantindo que apenas os "três grandes" constam da lista dos 100 clubes mais populares da Europa.

A relações públicas admitiu ser "muito difícil um clube português conseguir impor-se num 'ranking' como este", justificando que "Portugal é um país pequeno, com apenas 4,7 milhões de adeptos interessados por futebol, o que acaba por ser um número baixo, comparativamente, por exemplo, com a Rússia, que tem 57,3 milhões".

Ainda de acordo com este estudo, o Manchester United, onde alinha Cristiano Ronaldo e Nani, é o clube estrangeiro mais popular em Portugal, com 1,1 milhões de adeptos, a larga distância de Barcelona (600 mil) e Real Madrid (500 mil), segundo e terceiro classificado, respectivamente.

in Edição on-line JN 13/02/2009


Esta “não-notícia”, com início num "furo" da Lusa merece ser desmontada porque isto de se andar com as palas nos olhos tem que se lhe diga…

Penso que a análise estatística é igual em todo o mundo, não é? Então este “excelente” estudo a que a nossa comunicação social está a dar tanto destaque, apenas porque foi feito pelos alemães ergo credível até ao tutano, até pode estar bem feito desde que seja enquadrado no seu universo de realização. E é aqui que o facciosismo dos nossos “pseudo” repórteres se faz notar com mais intensidade, senão vejamos:

Segundo uma sondagem da SPORT+MARKT feita entre 9.600 adeptos (ómeudeus tanta gente que foi inquirida!) de futebol de 16 países Europeus (só se estão a esquecer de para aí 70% do território mundial!), o FC Barcelona é o clube com maior número de adeptos, com cerca de 50,3 milhões, seguído pelo Real Madrid com 45,9 milhões, o Manchester United com 32,8 milhões e o Arsenal com 22,9 milhões de adeptos.

A sondagem revelou ainda que os clubes Espanhóis são seguidos por 103,5 milhões de adeptos, enquanto os clubes Ingleses por 99,2 milhões. Ficou registado também que o clube que tem vindo a perder mais adeptos é o Real Madrid, que nas últimas 5 épocas perdeu cerca de 11% dos seus seguidores (Esta é nitidamente uma incorrecção do estudo… O Real Madrid não perdeu 11% dos seus adeptos nas últimas épocas e a forma como se extrapolam resultados de milhões a partir de uns milhares de inquéritos parece-me no mínimo duvidosa), enquanto o Chelsea aumentou cinco vezes o número dos seus adeptos nas últimas épocas.

Como aqueles com experiência na matéria devem saber, e analisado de um forma simplista para complicar o nosso obtuso conhecimento (sim porque aqui em Portugal somos todos burros e os inteligentes imigraram todos para os outros países da Europa, deixando-nos a braços com uma quantidade assinalável de calhaus inúteis), os resultados de uma sondagem deste tipo estão directamente relacionados com o universo em que são feitos (apenas a Europa?), o n.º de amostragens (9600 adeptos? Ora bolas não me lixem!), e o método de amostragem realizado, acerca do qual, aliás, esta notícia é omissa.

Tecnicamente e para avaliar a popularidade de clubes como o Benfica, Manchester, Chelsea, Real Madrid, Inter de Milão, Porto, Sporting e outros da mesma ordem de grandeza, não basta fazer amostragem na Europa onde a diversidade de clubes é de tal ordem que acaba por diluir as opiniões. Adicionalmente, o facto de apenas se esquecerem de África e da América Latina, mais ainda quando se sabe que esta sondagem foi feita com diferentes critérios de amostragem consoante a importância dos países onde foi realizada, reforça a minha opinião acerca da questionável qualidade jornalística desta notícia.

Mas mais importante que tudo isto é a forma descomplexada como todos os jornalistas e jornais que já deram eco do teor desta notícia, reconhecem a superioridade do Benfica em termos do n.º de adeptos, levando a que para os principais rivais do Benfica em Portugal as diferenças em número sejam as seguintes:

“De acordo este estudo, o Benfica detém 2,2 milhões de adeptos, mais 900 mil adeptos do que o FC Porto (1,3 milhões), 2.º classificado na popularidade nacional, e o dobro que o Sporting, 3.º clube português (1,1 milhões).”


Será que algo está a mudar na nossa comunicação social e eu não me dei conta? Mas assume-se a superioridade do Benfica em número de adeptos e não se barafusta? Não se tenta manipular a notícia para que este facto não transpareça para a opinião pública?

Pois é, afinal isto depois de devidamente desmontado já não parece tão real pois não?

Ah, já sei, o que interessa é o título da notícia porque o burro do Português só gosta de ler as grandes parangonas…

Pois o aqui o burro do Portuga, que ainda por cima é Alentejano, o que para a opinião tacanhamente comum no nosso país não é sinónimo de grande inteligência, oferece-se para de borla prestar as acções de formação necessárias para que o jornalista da Lusa responsável por esta notícia perceba a real importância daquilo que publicou…

Comentários

Anónimo disse…
[url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
[b]Estas necesitando informacion sobre como ganar dinero[/b]
Hemos hallado la mejor guia en internet de como trabajo casa. Como nos ha sido de utilidad a nosotros, tambien les puede ser de utilidad a ustedes. No son solo metodos de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de formas de ganar dinero en internet...
[b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar dinero[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]

Mensagens populares deste blogue

BPMN can bring death to your process data

What is the process mapping notation you use most and what you consider most appropriate?