O Diogo

O ministro dos negócios estrangeiros demitiu-se alegando problemas de saúde. Foi umas das figuras mais polémicas do governo desde a sua tomada de posse. O partido que antigamente presidiu não lhe perdoou a traição e mandou retirar a fotografia da sede do partido. Por falar em fotografia, na semana em que o Diogo se demitiu, foi publicada no Expresso a fotografia do homem assistir ao comunicado da sua própria demissão na televisão. Foi um rasgo de inteligência. O acto combinado com o jornal vai ficar para a história e na memória de todos os que acompanham a cena política.

Durante essa semana, num editorial do Diário Económico o jornalista insurgia-se com a publicação da fotografia, acusando o Diogo de um acto de encenação que lhe ficava muito mal. Eu penso completamente o contrário. O Diogo é um homem que fez parte do processo de transição democrática após o 25 de Abril e foi umas das pessoas mais importantes na cena política portuguesa. Sendo que possivelmente aquela fotografia marca o final definitivo da sua carreira política e esta gente é revisitada com alguma frequência, quando mais não seja na sua morte, aquela fotografia vai aparecer muitas vezes porque está carregada de simbolismo. Da mesma forma que estamos habituados a ver fotografias do Reagan ou de outras estrelas cuja sua vida é retratada, o Diogo foi hábil ao deixar-se fotografar naquele momento. Era a fotografia que faltava.

Nota: Um Catalão disse-me uma vez que os gostos musicais das pessoas evoluíam com a vida. Quando éramos novos gostávamos de rock ou de pop, depois de música clássica e mais tarde de ópera. Os que criticaram o Diogo ainda não se aperceberam que o pensamento das pessoas também evolui com a idade da mesma forma que evoluem os nosso gostos musicais.

Comentários

Anónimo disse…
Em primeiro lugar não é dioo.
É Sr. Professor Doutor ( sim, por extenso ) Diogo.
Em segundo lugar é favor respeitar as minorias caso contrário faço queixa á deco e oa sos racismo - sim o homem é monhé e depois?...
Em terceiro lugar e rapidamente pois o facto de ao começar a escrever isto ter virado a casaco ao contrário e está a incomodar-me muito - relembrando as palavras do magnifico Dr. João Alberto Jardim, a conversa estava tão boa, não vamos agora baixar o nivel deste blog, por amor de Deus!!!!!!!!

Mensagens populares deste blogue

BPMN can bring death to your process data

Layoff

QOSTA