Keep it simple stupid!


Na passada semana tive a necessidade de trocar o encordoamento da minha raquete de tenis. Actualmente existem disponíveis no mercado cerca de 2000 tipos de encordoamentos, cada um com a sua finalidade. Basicamente os encordoamentos estão segmentados para controlar a bola, para dar velocidade e efeito à bola e para durarem o máximo possível. Dentro de cada grande segmento existem depois variantes, como por exemplo controlo e velocidade (dois atributos contraditórios) que contribuem para lançar a confusão no consumidor.

Para além desta separação natural, existem técnicas construtivas distintas. Existem dois grandes grupos: cordas mono-filamento e multi-filamento e claro está existem depois mais umas variantes, como por exemplo núcleo mono-filamento e revestimento multi-filamento.

Ao nível dos materiais de construção há os sintéticos (vulgo plástico) os naturais (tripa de vaca) e os hibridos (plástico com vaca). Os naturais são mais flexíveis - óptimos para quem quer dar velocidade e efeito na bola, mas muito susceptíveis a degradação prematura por efeito do calor e principalmente humidade.

Na colocação das cordas na raquete há ainda mais uma variável a considerar - a tensão às quais as cordas devem ser submetidas quando colocadas pela primeira vez. Os fabricantes de raquetes e cordas estabelecem um intervalo para aplicação da tensão. No limite inferior, as cordas ficam mais flexiveis e são adequadas para quem privilegia a velocidade. Quem privilegia o controlo tem de colocar a tensão no máximo (com maior probabilidade das cordas partirem).
Confuso? Imagine agora pelo que passa um jogador de fim-de-semana no momento de escolher as cordas.

O fabricante de material de tenis Tecnifibre, tem um site muito bem concebido para ajudar o consumidor a fazer uma escolha sem sobressaltos. Se repararem no gráfico acima tudo está claro. Ao ponto de ajudar a escolher as cordas em função do tipo de raquete que possui seja da marca do fabricante ou não.

Ao contrário de muitas empresas que desde o aparecimento dos sites comerciais continuam na era do catalogo on-line onde as características dos produtos se repetem em toda a gama a Tecnifibre com um processo muito simples, ajuda o consumidor a fazer as escolha correcta.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

BPMN can bring death to your process data

Layoff

QOSTA