Auto Bailout

Os democratas representados no Congresso Norte Americano estão a propor um corte dramático nas ajudas aos três grandes construtores de automóveis americanos. De acordo com os últimos dados disponíveis o apoio rondará os 11,7 mil milhões de euros. Na proposta pensa-se ainda impor aos construtores um “Czar” que ajude a arrumar a casa a fazer a reestruturação das três empresas. Uma das pessoas que me vêm á cabeça é Lee Iaocca que salvou a Chrysler na falência nos anos 80, quando pediu ajuda estatal e dois anos depois pagou todo o empréstimo recebido. Contudo esta solução não é nada prática devido ao conflito de interesses que essa solução iria implicar e tendo em atenção a cultura de gestão norte-americana.

Por cá, na semana passada o governo apresentou um conjunto de propostas para apoiar a indústria automóvel.

Uma das propostas é a implementação de um plano de formação a ser ministrado aos operários das empresas do sector. O governo não especificou qual a natureza das acções de formação que iriam ser realizadas. Neste sector as operações são muito focalizadas na melhoria contínua e numa cultura de gestão de qualidade avançada. Desconfio que a formação planeada não será alinhada com esta necessidade. Este tipo de formação é normalmente dada por profissionais que estão enraizados na indústria automóvel há muitos anos e não é de certeza dada por centros de emprego e formação profissional caso se pretenda garantir um elevado grau de qualificação dos operários e com isso tentar assegurar a manutenção do investimento efectuado pelos fabricantes tornado as fábricas mais eficientes, ou a atrair novos investimentos.

Por outro lado falta ainda o lóbi. Apesar de tal não poder ser noticiado o governo deveria preocupar-se em tentar que na Autoeuropa se fabricasse modelos de automóveis comuns (Polo, Golf) em vez de automóveis de nicho de mercado. Modelos como o Volkswagen Scirocco ou o EOS são modelos que em tempos de crise não são nada procurados pelos consumidores com a agravante serem modelos que findo o prazo de comercialização não costumam ser renovados, ou seja existe o risco daqui a 5/7 anos a fabrica ser encerrada por não ter modelos para fabricar.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

BPMN can bring death to your process data

What is the process mapping notation you use most and what you consider most appropriate?